O equilíbrio no futuro das relações de trabalho
No ano em que a taxa de desemprego teve um aumento significativo diante da pandemia, profissionais de determinados grupos puderam observar com novos olhos os impactos e as vantagens que podem encontrar em seus respectivos cargos.
O setor de tecnologia foi um dos que tiveram grandes oportunidades e facilidades para se adaptar em meio ao caos, bem como uma grande possibilidade de crescimento em meio à digitalização provocada repentinamente. Mas, em meio a esses acontecimentos e reflexões geradas, muito se falou também sobre o Futuro do Trabalho e sobre características que os profissionais gradativamente passarão a valorizar e avaliar nas empresas que buscam trabalhar de agora em diante.
Tais características somadas a outros itens podem ser alocadas dentro do que se chama Employee Value Proposition (EVP), ou em tradução livre, Proposta de Valor para os Funcionários. Estas propostas levam em consideração mudanças de uma geração que preza por uma boa relação entre vida pessoal e profissional. E não são apenas os funcionários que têm enxergado as coisas dessa maneira, mas a preocupação da empresa com o funcionário e o cuidado com a segurança psicológica tem se demonstrado como um fator crucial no desempenho dos times durante o período de trabalho, de acordo uma pesquisa realizada pelo Google recentemente.
Outro exemplo que foi amplamente comentado nas últimas semanas nas redes sociais foi a recente nomeação de Mariana Holanda como a primeira diretora de Saúde Mental da Ambev, cargo que foi criado em junho de 2020, após a empresa perceber que a inovação deveria existir desde a área de gestão de pessoas.
Uma classificação que abrange diversos outros sub-itens dividiu as principais características do EVP de uma empresa como sendo:
1. Remuneração
O funcionário quer garantir que a empresa oferecerá um bom salário, compensações, e oportunidades de crescimento.
2. Benefícios
Benefícios como plano de saúde, odontológico, seguro de vida, flexibilidade e bolsa de estudo entram nos melhores benefícios ofertados.
3. Carreira
Oportunidade de se desenvolver com treinamentos e formações para evoluir na carreira é um dos itens que valem a pena para ambos, empregado e empregador.
4. Ambiente de trabalho
Os funcionários buscam ambientes onde sejam reconhecidos e tenham autonomia. Isso vai de encontro com as necessidade de pensamento crítico que as empresas buscam para os próximos anos. Sem esquecer da necessidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
5. Cultura da empresa
O relacionamento entre equipe é um ponto bastante procurado. Bons lideres, bom relacionamento com colegas, e sentimento de pertencimento são esperados.
Entende-se que a necessidade e o foco futuro é investir no bem estar dos empregados, proporcionando um ambiente onde a comunicação, compreensão, e conciliação entre vida profissional e pessoal, sejam itens enraizados na própria cultura empresarial. Ao mesmo tempo, os futuros colaboradores visualizam a necessidade iminente de especializações na sua área, e a entrega de valor mais exigente, principalmente em relação a inteligência emocional. De tal forma, espera-se que nossas futuras relações de trabalho sejam favoráveis para todos!
E você, o que espera viver nas futuras empresas que atuar?
Texto escrito por Leonardo Stamm e Maria Eduarda Berri para a disciplina de Futuro Inteligente no curso de especialização de UX Design da Universidade Univille.